Bullet Journal

Bullet journal o que é , como adotar esse método

Estamos falando muito de organização aqui no blog, e não poderia deixar de falar do bullet journal que faz parte do meu dia e da minha rotina. Mas o que é bullet journal? Como posso usa-lo? Vale a pena usar? Hoje vamos falar sobre isso e ainda te darei algumas dicas para montar o seu.

bullet journal

O que é bullet journal?

Bullet Journal nada mais é que um caderno de anotações. Onde você cria sua lista de afazeres, lista de compra , e até mesmo seus hábitos e interesses para aquele dia, semana ou mês. Assim facilita na organização diária, sem estresses e obrigações.

O bujo veio para quebrar os paradigmas do planner datado, onde você acaba se perdendo em datas e horários, deixando sua organização mais dificil e complicada.

O bullet journal é considerado um diário de tópicos, onde se anota tudo, não somente os afazeres e compromissos. Podendo assim usa-ló para organizar seus estudos, seu trabalho, sua rotina diária. Na verdade você pode faze-ló da forma que você desejar.

Comecei o ano usando um planner datado que fiz e disponibilizei o download lá no canal. Mas sinceramente eu não me adaptei. Achei que minha rotina ficou pior e fiquei mais desorganizada ainda. Pois estava me sentindo presa aquilo.

Não se preocupe, o bullet journal está aqui para ajudar você a se organizar. Na maioria das vezes achamos que é um bicho de 7 cabeças , por causa das imagens que vemos no pinterest. Mas não é bem assim.

Ryder Carroll  criou essa técnica para facilitar sua rotina, e pode ter certeza que o bujo dele não era bonito e decorado como vemos hoje. Ele se baseou em símbolos e listas para fazer sua organização usando esse método.


bullet journal

Mas como começar a usar o bullet journal na minha organização?

Primeiro você precisar ter um caderno. Pode ser pautado, pontilhado, quadriculado, ou sem pauta. O importante é ser o caderno que você goste e que de para ser levado para qualquer lugar. O meu bujo foi feito por mim, na verdade eu comprei um pacote de folhas de oficio cortei ao meio, do tamanho de um caderno A5 e encadernei. Achei o modo mais fácil de fazer, assim sempre que precisar acrescentar folhas é fácil.

Depois de escolhido o caderno fica mais fácil. Assim você poderá monta-lo da forma que você achar melhor. Nas primeiras paginas você pode adicionar:

Metas: Suas metas a serem alcançadas naquele ano.

Future log : Divisão das suas metas nos meses do ano. Datas e eventos importantes ao longo do ano.

Coisas para fazer em 2018 : Escreve aquilo que você deseja fazer de diferente, fora das suas metas

Tracker de livros, series e filmes

Nessas paginas você pode voltar sempre para visualizar suas metas e datas importantes, e distribui-las nos meses que vão se iniciar. Para montar seu mês você pode adicionar:

Monthly Log : Nesta parte você adiciona os eventos e datas importantes do mês descritas no future log, podendo  também adicionar suas metas e o que fazer para cumpri-las

Tracker de hábitos : Seus hábitos do mês, e como você tem feito e seguido seus hábitos.

Lista de tarefas (to do list) : Sua lista de tarefas do mês, ou da semana.

As semanas do mês : Aqui você divide suas tarefas descritas na to do list, assim seu dia fica mais organizado e produtivo.

No bujo existe as chaves (keys) para cada tarefa a ser realizada naquele dia.

ORGANIZAÇÃO: DICAS PARA VOCÊ COMEÇAR HOJE

As chaves universais criadas pelo Ryder são:

  • Uma bolinha (‘•’): é uma tarefa. Serve para qualquer coisa que você tenha que fazer, como ‘buscar roupas na lavanderia’, ‘terminar a matéria sobre beleza’, ‘ir ao mercado’
  • Um ‘X’: significa que aquela tarefa foi terminada.
  • Um sinal de maior que (‘>’): significa que a tarefa migrou para outra data
  • Um sinal de menor que (‘<’): significa que aquela tarefa ganhou um dia e horário novos
  • Um círculo (‘○’): indica um evento. Algo como ‘festa da Joana’, ‘jantar com o André’, etc.
  • Um tracinho (‘-‘):sinaliza uma nota. São ideias, pensamentos observações… O que você quiser anotar, mas que não seja um evento ou uma tarefa.

Você não precisa ficar preso a essa chaves, portanto, crie as suas para ficar mais simples e de fácil entendimento para você que usará o bujo. Assim suas tarefas e eventos terá um tratamento especial e não será esquecido.

Ficou perdido? Não se preocupe, abaixo tem um vídeo bem explicadinho para você.

Procure por inspirações no pinterest criei uma pasta cheia de inspirações por lá , cheias de bujo lindos. Não deixe de me contar caso você passe a usar o bullet journal, assim ficarei sabendo se te ajudei ou não. Até o próximo post, um beijo e um queijo. Tchau

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *